Para festejar | São Luiz do Paraitinga | São Paulo | Sudeste do Brasil

Especial São Luiz do Paraitinga: Igreja Matriz é inaugurada 4 anos depois da grande enchente.

20 de abril de 2014

Após 4 anos da grande enchente que devastou São Luiz do Paraitinga, a Igreja São Luís de Tolosa volta a fazer parte da vida dos moradores da cidade.

Igreja restaurada/Foto: José Assis
Igreja restaurada/Foto: José Assis
Igreja reconstruída/Foto: José Assis
Igreja reconstruída/Foto: José Assis

Foram 4 anos de muita espera para os moradores de São Luiz do Paraitinga, mas chegou a hora. No último dia 16 de maio a Igreja Matriz foi reinaugurada. Os luizenses não viam a hora de voltar a frequentar suas missas na igreja tão amada, que foi atingida pela grande enchente de 2010. Até mesmo aqueles que não frequentam as missas, sentiam falta da imponente Igreja fazendo parte da paisagem da praça. E que falta fazia!

Torre que sobrou da queda da igreja/Foto: Aline Sanae
Torre que sobrou da queda da igreja/Foto: Aline Sanae

Se formos analisar pelo lado burocrático, essa obra foi até que muito “rápida”, com o atraso apenas de 8 meses. Ainda mais que todo o material que foi salvo das águas, foram reutilizados para a obra, assim como parte da parede de taipa conservada. O trabalho do Iphan com Condephaat na preservação da história e na delicadeza das lembranças é de se emocionar. Há muito amor e sentimento colocados nessa obra, o que não poderia ser diferente quando se trata dessa cidade que ama a religiosidade e as tradições, que são traços ainda muito fortes de São Luiz.

Para José Assis, morador de São Luiz do Paraitinga, é muito importante ter a igreja aberta. “Você ouve desde críticas das diferenças da antiga igreja até os que estão apaixonados pela nova obra, mas todos estamos felizes e com uma energia nova, está claro no olhar e nos sorrisos do luizense”, conta Assis.

Com um investimento de R$17 milhões vindos da Secretaria de Cultura do Estado, a igreja ganhou também um museu que conta a história da enchente. Para Eduardo Coelho, Diretor de Turismo da Cidade, a reconstrução da igreja é um marco: “para nós luizenses, a reconstrução da igreja além do simbolismo histórico, cultural e religioso significa um marco da reconstrução “é como se tivéssemos acordando de um pesadelo” e no futuro acredito que São Luiz do Paraitinga ficará lembrada pela sua reconstrução e não pela tragédia.”

A grande enchente

Para quem não lembra, os temporais do final do ano de 2010 causaram grandes estragos na região sudeste do Brasil, todo o estado de São Paulo sofreu com a grande quantidade de chuvas e a região do Vale do Paraíba foi a mais atingida. A cidade de São Luiz do Paraitinga, localizada a 170 km da capital, foi assolada por cheias inesperadas que chegaram a deixar quase toda a população do município desabrigada.

enchentes_carro_assis

Para muitos, a queda da Igreja Matriz foi o que mais abalou de todo o episódio. O pároco da Igreja Matriz São Luís de Toloza, Edson Carlos Alves Rodrigues, viu sua igreja desabar: “Eu vi tudo da sacada do meu quarto, a igreja caindo aos poucos, parede por parede, quando caiu a segunda torre, a Defesa Civil já estava aqui, pedindo para desocuparmos a casa paroquial”. A cidade dos carnavais de marchinha recebeu muitas doações nos dias que seguiram às enchentes. O Brasil inteiro se mobilizou em campanhas, arrecadações, shows em prol da cidade e jogos amistosos.

Veja também o vídeo da primeira missa realizada na Igreja reconstruída:

http://www.youtube.com/watch?v=ZQsCf5QPhcc&w=560&h=315

Only registered users can comment.

  1. Ahhhh que orgulho dessa Aline Sanae! Jornalista premiada nacionalmente junto a essa história tão triste, mas ao mesmo tempo tão bem documentada que até parece ficção, só mesmo para virar um livro único e conceituado que só ela soube fazer…
    Parabéns, Li!
    Da eterna fã dos seus livros! De todos os livros! rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *