Para festejar | São Luiz do Paraitinga | São Paulo

Especial São Luiz do Paraitinga: Festa do Divino

18 de junho de 2014

A Tradicional Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga acontece todos os anos 40 dias após a Páscoa. Conheça a história da festa e a cobertura do último dia da Festa (maio de 2014).

São Luiz do Paraitinga é a cidade das mil festas. Praticamente todo final de semana tem alguma programação para você conferir, se divertir, ouvir uma boa música e comer uma comida daquelas.

Mas a Festa do Divino é a festa mais tradicional da cidade, surgiu no século XIX e até hoje é o evento mais importante para seus moradores e também os visitantes que vem de todo lugar do Estado. (acreditem, até caravanas para chegar à festa você encontra).

O evento sempre acontece 40 dias após a Páscoa, começa sempre em uma sexta-feira e acaba no segundo domingo, são 10 dias de festa. Para ter uma ideia de dimensão, o centro histórico fica interditado para carros e as pessoas ficam espalhadas pela cidade toda. Durante os 10 dias, as pessoas chegam na cidade para rezar, pedir benção, pagar promessas e participar das procissões, além de é claro, saborear o famoso Afogado.

Se engana quem pensa que a festa começa 40 dias após a Páscoa de verdade, durante muitos meses antes, os luizenses correm os bairros rurais e até os municípios vizinhos arrecadando prendas para financiar a festa e convidando as pessoas para participar. A cada casa que passa, a dona da casa recebe a bandeira do Divino, oferece  as ficas que ficam presas no mastro para que todos da família beijem e enquanto cantam, o dono da casa oferece a prenda. A bandeira é como se fosse a santa, o centro das devoções, vão fotos de parentes, votos de graças alcançadas e tudo o mais. Isso tudo, porque acredita-se que a passagem do Divino pelas casas através da bandeira e suas oferendas, protegem contra as pragas das plantações e todo mal.

Durante os dias de festa há apresentações de congada, moçambique, catira, dança de roda, dança de fita e até pau de sebo.

Afogado

O Afogado é um prato típico de São Luiz do Paraitinga e servido gratuitamente durante a Festa do Divino. Participar da distribuição do Afogado é uma coisa que precisa-se viver um dia. A cidade toda dirige-se para o Mercado Municipal, com seus pratos (na maioria das vezes são potes enormes  e panelas) para receber a comida, formam-se filas enormes desde cedinho, algumas pessoas chegam até passar mal por causa do calor.

As pessoas que preparam acordam muito cedo e começam a cozinhar toda a comida doada na zona rural, para oferecer aos luizenses e seus visitantes.

O prato é basicamente um ensopado de carne de vaca, farinha de mandioca, arroz e feijão. Uma receita caipira, muito difundida no Vale do Paraíba. É uma comida que os tropeiros comiam duranta suas viagens. Mas não é simples quanto parece, a quantidade é enorme para atender todas as pessoas que aguardam.

Ficou com vontade, mas perdeu a festa? Não tem problema, alguns restaurantes da cidade servem o prato em quantidades menores a la carte no seu cardápio.

E você, já experimentou? Conte para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *