São Paulo | São Paulo ou perto da capital | São Roque | Sudeste do Brasil

Dica de Passeio: Expo São Roque

13 de outubro de 2014

Para quem gosta de vinhos, queijos e alcachofras: de 9 de outubro a 2 de novembro tem Expo São Roque, bem pertinho da capital.

Expo São Roque/Foto: Aline Sanae
Expo São Roque/Foto: Aline Sanae

São Roque fica a 50 minutos da capital pela Castelo Branco e é a cidade conhecida também por abrigar o único parque de ski artificial do Brasil (se quiser saber mais, leia aqui). A cidade abriga muitas vinícolas, embora as uvas não sejam produzidas na cidade, mas sim em Jundiaí. Os vinhos podem ser comprados na Estrada do Vinho, bem movimentada aos fins de semana por turistas.

DSC07130
Expo São Roque/Foto: Jefferson Mitsumoto

Mas nos meses de outubro e novembro, você pode conferir os melhores vinhos da região e até a famosa Pisa da Uva na tradicional Expo São Roque. Também conhecida como Festa da Uva, a Expo expõe os vinhos da região, sucos, fornecedores de queijo e afins, pratos de alcachofra, doces e comidinhas que tem em festas grandes. Também barraquinhas de sorvetes e roupas… durante a festa há apresentações de danças e manifestações artísticas.

Doces/Foto: Aline Sanae
Doces/Foto: Aline Sanae
DSC07112
Barraquinha do Mel/Foto: Jefferson Mitsumoto

A entrada custa R$20 por pessoa e tem meia para estudantes, dando acesso a Expo durante um dia inteiro. O grande atrativo mesmo são as barraquinhas de comidas e bebidas, que você pode levar para casa com um bom preço. Dentro da Expo, você também pode dar um passeio no Recanto da Cascata, que é uma pequena trilha com  vista para cascata, porém bem seca nesta época, por causa da falta de chuvas…

DSC07124
Recanto da Cascata/Foto: Jefferson Mitsumoto

Depois de comer, passear e gastar dinheiro com sucos, queijos, salames e vinhos… vale a pena assistir a cerimônia da pisa da uva… Primeiro o pessoal da organização chama algumas pessoas para uma brincadeira: em tinas pequenas, há uma competição para ver quem enche uma garrafa de suco primeiro.

DSC07142
Pisa da Uva/Foto: Jefferson Mitsumoto

Após a competição, há a cerimônia e todos podem participar, ao som de músicas italianas e claro, só depois de lavar o pé. Acho que é uma experiência legal, não que seja a melhor coisa do mundo para se fazer em um fim de semana, mas quando é que você vai ver uma Pisa da uva de pertinho? 🙂

Pisa da Uva/Foto: Jefferson Mitsumoto
Pisa da Uva/Foto: Jefferson Mitsumoto

Confere o vídeo do Andre: Onde: São Roque Quando: De 9 de outubro a 2 de novembro Horário: Sextas e sábados das 10h às 22h. Domingos das 10h às 20h. Site: www.exposaoroque.com.br

Only registered users can comment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *