Dicas | Para festejar

Bolo no Pote: nova tendência para casamentos, festas e gordices em geral #mimimi

19 de novembro de 2014

 Você já deve ter visto por aí, se não viu ainda vai ver ou comer em breve: bolo no pote, a nova gordice da moda.

Bolo de Pote/Foto: Boa Mesa
Bolo no Pote/Foto: Boa Mesa

O bolo é o doce mais tradicional que podemos pensar na hora da sobremesa, não é mesmo? Pode ser até para matar a fome no meio da tarde, receber visita no final de semana, cantar um parabéns, enfim… Agora o bolo de pote tem as mesmas funções, mas com alguma sofisticação a mais. Já foi a moda do brigadeiro de colher, bem casados, sorvete argentino, churros recheado para fritar em casa, paletas mexicanas e agora o doce da vez é o bolo no pote.

O que vem a ser isso? Nada mais, nada menos do que camadas de bolo e de recheio montadas dentro de um pote de vidro e servidos em porções individuais para levar pra casa (ou não). Já vi como lembrancinhas de casamento, chá de cozinha, chá de bebê, aniversários e até como presente (sim, pois as versões gourmet das confeitarias não são baratas, rs).

O bolo de pote vem ganhando espaço nas festas infantis e casamentos como lembrancinhas, mas pode substituir o bolo de verdade em festas de aniversários e até mesmo ser uma gordice no meio da tarde, rs. A verdade é que não há quem não babe nesses bolos especiais… até bate aquela dó de comer, de tão lindos que são, já que as camadas ficam todas expostas no vidro do pote e dependendo do recheio, ficam coloridas e mais atraentes. Como sempre a moda veio dos EUA e Europa, mas claro que a gente adaptou por aqui e até já temos as versões bem caseiras, rs.

Eu achei demais a ideia, me lembra muito aquelas sobremesas que comprávamos antigamente em restaurantes… mas de uma forma mais gourmet… chique… Mas o mais legal, ao meu ver, é diminuir aquela sujeirada que é a hora de cortar o bolo, pratinho, garfinho, etc. Eu particularmente sempre gostei mais de comer o bolo de aniversário no dia seguinte, depois de uma noite na geladeira do que nas festas… então, super curti.

Onde comprar

Você já encontra essas belezinhas em feirinhas gastronômicas e docerias chiques. Se não souber de nenhuma perto de você, tudo bem. É bem fácil encontrar na internet pessoas que fazem e entregam em casa para você, seja para eventos grandes ou até mesmo para o café de domingo na frente da TV. Juntei alguns links para ajudar, mas claro que não provei todos, se não estaria rolando aqui ao invés de digitando esse texto, rs. Confere aí:

Brasília – https://www.facebook.com/bolonopotekidelicia

Belo Horizonte: https://www.facebook.com/bolonopote

São Paulo: http://www.lechefgato.com.br/index.php/produtos/gallery-potinhos-verrines

Como fazer em casa

Se não encontrou nenhuma confeitaria ou boleira que faz na sua cidade, faça você mesmo em casa. Tenha em mente que o mais importante é colocar sabores que combinam e usar a criatividade para decorar. Você pode usar vidros de geleia, maionese, palmito, esses de vidro que sempre sobram em casa… e usar coisas simples para decorar a tampa, fitas, adesivos, lacinhos, etc.

É uma boa opção para quem está com o orçamento do casamento apertado e quer fazer algo com carinho para seus convidados (ou então, pede para aquela tia que cozinha bem uma ajudinha como presente né, rs). Se quiser ver como montar, separei um vídeo da Claudete, não gosto muito dela, mas o vídeo tá bem didático. Confere aí:

Se não estiver a fim de ver o vídeo, tudo bem, copiei uma receita aqui da internet, não tem como errar e não corre o risco do bolo não crescer e ficar feio, já que ele é “despedaçado” para caber dentro do pote:

Creme:

O creme pode ser  o que você mais gostar, desde uma receita de brigadeiro de panela até um creme sofisticado. Pode adaptar das receitas de mamãe. Se tiver sem ideias: faça um mingau tradicional, adicione leite condensado e uma gema, mexa até engrossar…. quando estiver no ponto de recheio de bolo, acrescente um pouco de essência de baunilha. Deixe esfriar.

Cobertura/segundo recheio:

Como o creme, você tem que pensar em sabores que você goste, eu aqui sugiro ganache de chocolate ou recheio tipo prestígio. Não sabe fazer ganache? É bem simples, pique uma barra de chocolate em barra e misture com creme de leite. Não coloque direto no fogo, pois pode queimar ou ferver o creme de leite e o resultado não vai ser legal, rs. Aqueça em banho maria até o chocolate derreter, depois disso, reserve também.

Massa do Bolo:

A massa do bolo, pode ser qualquer uma que você saiba fazer já, se não souber, recomendo começar pelo bolo de chocolate tradicional, clique aqui para ver uma receita fácil.

Como montar:

Use os potes de geleia, molho, palmito, enfim, os que tiver em casa… comece pelo bolo, corte em pequenos pedaços para que caiba no pote ou despedace para ficar mais fofinho, como você preferir. Vá montando as camadas: uma de bolo, uma de creme, uma de ganache… até encher o pote. A última camada pode ser enfeitada com frutas, granulado, creme, chocolate em raspas, etc. Se for tampar para guardar, lembre-se de deixar espaço para o bolo não grudar na tampa, mas se servir em casa, enfeite com chantily e pronto! 😀

Gostou? Tem alguma doceria para recomendar? Fez em casa e quer dividir outra receita? Fique a vontade aqui nos comentários. 🙂

 

Crédito das imagens:

Mini Baker

Only registered users can comment.

    1. Oi, Rafaela. Depende dos ingredientes que você vai usar. Eu recomendaria 3 dias na geladeira só, pois o bolo vai ficando muito encharcado depois disso. Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *